Produtos agropecuários exóticos brasileiros atraem mercados asiáticos

China lidera compra de miúdos, como pâncreas, utilizados principalmente na indústria farmacêuticaA exportação de produtos agropecuários exóticos brasileiros atrai mercados asiáticos, como China e Japão. São itens que variam de miúdos, como pâncreas, a sangue e rabo bovino e suíno. Em 2011, as vendas registraram crescimento de cerca de 10%, com 220 mil toneladas embarcadas no total. Angola, Cingapura e Cuba também figuram na lista dos maiores compradores. Hong Kong é responsável pela compra de 50% dos produtos exóticos exportados do Brasil. A maioria dos miúdos é utilizada para a preparação

– O Brasil tem um mercado imenso a explorar. Se tivermos um pouco mais de articulação para aproveitar esses hábitos estranhos dos outros, podem ser oportunidades de negócios para nós. O que é preconceito, algo repugnante para a cultura brasileira, pode ser uma oportunidade, algo extremamente apreciável em outros países – pontua o economista Jorge Madeira Nogueira.

Em 2012, o setor espera conquistar novos mercados, conforme a coordenadora técnica da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Gabriela Tonini.

– Acredito que a China seja o maior destaque. A gente tem um grande mercado consumidor lá e poucas empresas habilitadas atualmente. No caso de miúdos, temos menos restrições do que a carne in natura, mas tudo leva a crer que seja um mercado de grande potencial de crescimento. É basicamente o mesmo quesito sanitário para exportação – aponta.