Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtos agropecuários exóticos brasileiros atraem mercados asiáticos

China lidera compra de miúdos, como pâncreas, utilizados principalmente na indústria farmacêuticaA exportação de produtos agropecuários exóticos brasileiros atrai mercados asiáticos, como China e Japão. São itens que variam de miúdos, como pâncreas, a sangue e rabo bovino e suíno. Em 2011, as vendas registraram crescimento de cerca de 10%, com 220 mil toneladas embarcadas no total. Angola, Cingapura e Cuba também figuram na lista dos maiores compradores. Hong Kong é responsável pela compra de 50% dos produtos exóticos exportados do Brasil. A maioria dos miúdos é utilizada para a preparação

– O Brasil tem um mercado imenso a explorar. Se tivermos um pouco mais de articulação para aproveitar esses hábitos estranhos dos outros, podem ser oportunidades de negócios para nós. O que é preconceito, algo repugnante para a cultura brasileira, pode ser uma oportunidade, algo extremamente apreciável em outros países – pontua o economista Jorge Madeira Nogueira.

Em 2012, o setor espera conquistar novos mercados, conforme a coordenadora técnica da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Gabriela Tonini.

– Acredito que a China seja o maior destaque. A gente tem um grande mercado consumidor lá e poucas empresas habilitadas atualmente. No caso de miúdos, temos menos restrições do que a carne in natura, mas tudo leva a crer que seja um mercado de grande potencial de crescimento. É basicamente o mesmo quesito sanitário para exportação – aponta.

Sair da versão mobile