Segundo o sub-coordenador do programa na Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Walter Silas, com a inclusão dos municípios, o Balde Cheio chegará a 25 municípios piauienses, cada um deles passando a dispor de uma unidade demonstrativa do projeto.
? A Embrapa funciona como consultora e se encarrega de repassar para os produtores do Piauí toda tecnologia disponível para melhorar a produção leiteira e também capacita os técnicos que funcionarão como multiplicadores ? explica.
Silas adianta que o programa ensina o produtor a reduzir custos, tornando-o empreendedor. Ele cita como exemplo um produtor de Parnaíba, que, em pouco mais de um hectare de pasto, produz 250 litros de leite diariamente.
? O programa quer fazer o produtor ganhar dinheiro com o seu trabalho.
São atendidos cerca de 50 produtores nos municípios de Teresina, União, Miguel Alves, José de Freitas, Cabeceiras, Barras, Batalha, Esperantina, Floriano, Oeiras, Paes Landim, São João do Piauí, Picos, São José do Divino, Caraúbas, Cocal, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Joaquim Pires. Com a renovação do contrato, serão incluídos os municípios de Valença, Inhuma, Wall Ferraz, Altos e Alto Longá.
Balde Cheio
Executado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), o programa chegou ao Piauí em setembro de 2009, através de parceria do governo estadual com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) de São Paulo, esta última responsável pela parte de transferência de tecnologia e qualificação técnica.