Com recursos de R$ 1,2 milhão do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) destinado à Seagri, o programa de Avicultura Familiar será ampliado. A verba será utilizada para a construção de um aviário pulmão, uma fábrica de ração e a aquisição de mais pintos e rações para a expansão do Programa. As capacitações para os produtores serão viabilizadas com recursos do Sebrae/AL, na ordem de R$ 200 mil.
? O Estado irá investir em programas como esse, que são primordiais para a diminuição da pobreza. Para resolver a indigência, não adianta apenas implantarmos grandes indústrias, mas também apostar no desenvolvimento do agronegócio ? afirma o secretário Luiz Otavio Gomes.
O programa é fruto de uma parceria iniciada em 2010 entre o Estado de Alagoas, o Sebrae/AL e as instituições privadas Globoaves ? empresa multinacional líder na produção de ovos férteis e pintos de um dia para corte e postura ? e a Novus, empresa norte americana de referência para a nutrição animal. Serão beneficiasdas 6 mil famílias de avicultores do Agreste de Alagoas,
Avicultura familiar
Em uma primeira fase do PAF, 100 famílias já foram contempladas no município de Santana do Ipanema. Foram entregues 60 aves, que já chegaram aos produtores nutridas e saudáveis após passar um mês no aviário pulmão da Unidade de Avicultura da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
? Cada família recebeu 30 frangos de corte e 30 galinhas poedeiras. Após 45 dias, as aves já tinham, em média, 3 kg. A produção já foi vendida para a merenda escolar do município e a atividade se tornou fonte de renda para essas famílias, que formaram a Associação dos Avicultores de Santana do Ipanema. Agora daremos continuidade ao Programa e ampliaremos essa produção ? destacou o gerente da Unidade de Territórios Específicos do Sebrae/AL, Ronaldo Moraes.