Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Programa Leite Legal capacitará seis mil produtores catarinenses

Iniciativa nacional será implantada em Santa Catarina a partir deste mêsO programa Leite Legal - Produção de qualidade será implantado a partir deste mês de julho em Santa Catarina. A iniciativa é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em convênio com o Ministério da Agricultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O presidente do conselho de administração do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo, anunciou que em Santa Catarina serão disponibilizadas 400 turmas e, aproximadamente, seis mil vagas em dois anos, mediante investimentos de R$ 1,4 milhão.

Os primeiros cursos serão ministrados nos municípios de Monte Carlo (15 a 19 de julho), Herval Velho (22 a 26 de julho) e Ibicaré (29 de julho a 2 de agosto).

O coordenador de pecuária do Senar/SC, Olices Osmar Santini, realça que o programa está sendo lançado em todo o Brasil pela CNA e por meio das agências regionais do Senar. O objetivo da iniciativa é padronizar a produção de leite de acordo com a Instrução Normativa 62 (IN-62) e, por isso, contará com parceria das cooperativas agropecuárias e das agroindústrias.

O programa abordará os conteúdos de estrutura e fisiologia da glândula mamária; mastite: definição, diagnóstico, tratamento e controle; obtenção higiênica do leite e manejo de ordenha; qualidade da água; IN-62 do Ministério da Agricultura; higienização e limpeza de equipamentos e instalações; armazenamento e resfriamento do leite; preservação ambiental e segurança no trabalho.

Toda a demanda que surgir será atendida. Os produtores serão selecionados pelas cooperativas e pelas agroindústrias. Para maior eficácia dessa capacitação, serão formados grupos de apenas oito produtores rurais.

O programa estabelece treinamento teórico de um dia, visita técnica de meio dia a cada propriedade participante, reunião de avaliação e segunda visita três meses após o treinamento. No total, serão 40 horas de atividade por grupo, sendo oito horas de ensinamento teórico e 32 horas de visitas técnicas e ensinamento prático.

A campanha nacional de melhoria da qualidade do leite terá como slogan “O leite produzido no Brasil vai ficar ainda melhor”. Está prevista a distribuição de material impresso, vídeos da vaca virtual e programas de rádio. A intenção é capacitar, em dois anos, 200 instrutores e 81 mil produtores no País. O investimento nacional do governo, do Sebrae e do Senar será de  27 milhões de reais.

Sair da versão mobile