Programa Mais Água Mais Renda beneficia família de agricultores em São José das Missões (RS)

Produtores encontraram na irrigação uma possibilidade para aumentar a produção e melhorar a renda advinda da atividade leiteiraNa tentativa de produzir pasto o ano todo, independente das condições climáticas, com o objetivo de aumentar a produção de leite e a lucratividade da família, o casal de agricultores produtores de leite, Elson e Ivete Kempf, de José das Missões, no Rio Grande do Sul, implantou em sua propriedade, um sistema de irrigação, em 1,8 hectares. O benefício foi conquistado através do Programa de Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada - Mais Água Mais Renda, da Secretaria da Agricultura, Pecuária

>>Governo gaúcho dispõe de linha de financiamento para irrigação

Com um total de 13,7 hectares e um rebanho de 20 vacas, a família produz mensalmente cerca de oito mil litros de leite. A família Kempf encontrou na irrigação uma possibilidade para aumentar a produção e, consequentemente, melhorar a renda advinda da atividade leiteira.

O Programa Mais Água Mais Renda facilita o acesso de agricultores familiares a sistemas de irrigação adequados às suas realidades, se tornando uma ferramenta importante na sustentabilidade das atividades agropecuárias.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mairo Trentin Piovesan, a irrigação contribui intensificando as atividades, possibilitando maior produção em uma mesma área, sendo este um fator restritivo dos agricultores familiares.

– A irrigação também possibilita manejos mais adequados de fertilizantes e a introdução de pastagens em forma de consórcios de espécies forrageiras. Portanto, torna-se uma aliada importante para o aumento da lucratividade dos agricultores – explicou.

A Emater/RS-Ascar é responsável por elaborar e acompanhar a execução desses projetos de sistemas de irrigação. Para isso, conta com uma equipe de técnicos especializados, que atenderá mais de três mil projetos até o próximo ano.

>>Caixa Federal apresenta linhas de crédito rural na Expointer