Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Programa Mais Água Mais Renda beneficia família de agricultores em São José das Missões (RS)

Produtores encontraram na irrigação uma possibilidade para aumentar a produção e melhorar a renda advinda da atividade leiteiraNa tentativa de produzir pasto o ano todo, independente das condições climáticas, com o objetivo de aumentar a produção de leite e a lucratividade da família, o casal de agricultores produtores de leite, Elson e Ivete Kempf, de José das Missões, no Rio Grande do Sul, implantou em sua propriedade, um sistema de irrigação, em 1,8 hectares. O benefício foi conquistado através do Programa de Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada - Mais Água Mais Renda, da Secretaria da Agricultura, Pecuária

>>Governo gaúcho dispõe de linha de financiamento para irrigação

Com um total de 13,7 hectares e um rebanho de 20 vacas, a família produz mensalmente cerca de oito mil litros de leite. A família Kempf encontrou na irrigação uma possibilidade para aumentar a produção e, consequentemente, melhorar a renda advinda da atividade leiteira.

O Programa Mais Água Mais Renda facilita o acesso de agricultores familiares a sistemas de irrigação adequados às suas realidades, se tornando uma ferramenta importante na sustentabilidade das atividades agropecuárias.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mairo Trentin Piovesan, a irrigação contribui intensificando as atividades, possibilitando maior produção em uma mesma área, sendo este um fator restritivo dos agricultores familiares.

– A irrigação também possibilita manejos mais adequados de fertilizantes e a introdução de pastagens em forma de consórcios de espécies forrageiras. Portanto, torna-se uma aliada importante para o aumento da lucratividade dos agricultores – explicou.

A Emater/RS-Ascar é responsável por elaborar e acompanhar a execução desses projetos de sistemas de irrigação. Para isso, conta com uma equipe de técnicos especializados, que atenderá mais de três mil projetos até o próximo ano.

>>Caixa Federal apresenta linhas de crédito rural na Expointer

Sair da versão mobile