Programa Minas Leite reforça ações para melhorar qualidade do produto

Técnicos da Emater-MG devem intensificar ensino de práticas nas propriedades incluídas no projetoPelo menos mil propriedades leiteiras de agricultura familiar de Minas Gerais irão receber neste ano orientação do governo estadual para produzir mais, com alta qualidade e utilizando tecnologia de baixo custo e práticas de gestão que tornem a atividade sustentável. Esta é a meta do Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite (Minas Leite), coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Atualmente, 650 fazendas de agricultores familiares em Minas Gerais

? Vamos levar o Minas Leite a todo o Estado, possibilitando aos agricultores familiares a agregação de conhecimentos que devem melhorar a produção e tornar o produto mais competitivo ? explica o secretário Elmiro Nascimento.

Ele acrescenta que, nas propriedades incluídas no programa, desde já os técnicos da Emater-MG irão intensificar as práticas para a melhoria da qualidade do produto.

Nascimento ainda informa que a Secretaria está atenta às características específicas das regiões leiteiras do Estado para implantar os modelos de excelência da produção por intermédio do Minas Leite.

? O programa foi criado há quatro anos, portanto já contamos com experiência bastante para ampliar os resultados ? observa o secretário.

As ações específicas para intensificar a melhoria da qualidade do produto serão permanentes e os extensionistas vão trabalhar com esse objetivo principalmente nas unidades demonstrativas do Minas Leite e nas áreas onde estão instalados os tanques de leite das comunidades, informa o coordenador do programa pela secretaria, Rodrigo Puccini Venturin.

? Para garantir a eficiência das ações nessa área, contamos com a parceria principalmente das cooperativas e das indústrias de laticínios ? acrescenta.

De acordo com o coordenador, será realizado em maio na Fazenda da Epamig, em Felixlândia, na região Central do Estado, o primeiro treinamento dos técnicos com foco no reforço das ações de melhoria da qualidade do leite.