Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Programa promove modernização da pecuária de corte em Tocantins

Sebrae no Estado prepara um conjunto de ações destinadas ao segmento no ano que vemO programa Pecuária de Corte, que teve início em outubro de 2008, já colhe resultados positivos. O Sebrae em Tocantins tem como meta fechar em breve as ações para 2011 desse programa, que atinge 39 municípios. O objetivo do Pecuária de Corte é criar principalmente condições de modernização para a atividade no Estado. São 100 produtores das regiões norte, médio norte, central e sul de Tocantins atendidos pela instituição.

Além da modernização, o programa busca garantir maior rentabilidade à pecuária, utilizando de forma adequada os recursos naturais disponíveis. Entre os resultados previstos estão o aumento da rentabilidade média da pecuária de corte das empresas participantes em até 5% até julho de 2011 e mais 5% até julho de 2012 com relação ao ano anterior. Outra meta é implantar controles gerenciais em, no mínimo, 70% das empresas rurais até julho de 2011.

Para isso, os consultores Sebrae contam com uma ferramenta inovadora, o software GPEC ? Sistema de Gerenciamento da Pecuária de Corte, lançado na Agrotins deste ano. Com ele, os sete consultores da instituição realizam visitas mensais, deixando com o proprietário planilhas de coleta de dados para serem preenchidas, que posteriormente serão lançadas no programa. São levantadas informações como despesas com administração, produção e dados zootécnicos. Depois de todos os dados cadastrados, será possível realizar, por intermédio do software, o planejamento agrícola das propriedades.

Para a produtora de Araguatins, proprietária da fazenda W.A, Elizabeth Costa Sousa Santos, o programa trouxe melhorias principalmente na gestão.

? Já temos resultados muito bons aqui. Aprendi a aprimorar o manejo e agora vamos entrar com o melhoramento genético. O primeiro ano foi de ajustes, mas tudo caminha para que a lucratividade aumente no próximo ano ? afirma a empresária rural.

Tocantins ocupa o décimo primeiro lugar no ranking nacional de rebanhos bovinos de corte, segundo o Anuário da Pecuária Brasileira de 2007. Para Paulo Massuia, superintendente do Sebrae, este dado é significativo para o Estado.

? O Sebrae tem investido no agronegócio pela força desta cadeia, que representa 12,9% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, além de ser o terceiro maior setor produtivo de Tocantins. Por isso, as inovações tecnológicas e o planejamento estratégico são necessários para garantir ao produtor mais rendimento ? ressalta Massuia.

Sair da versão mobile