Programa quer erradicar brucelose e tuberculose no Rio Grande do Sul

Assunto foi debatido durante reinstalação da Câmara Setorial do LeiteA Câmara Setorial do Leite, que foi reinstalada nesta quarta, dia 18, pelo governo do Rio Grande do Sul, irá se dividir em três grupos de trabalho. Entre os temas que serão debatidos estão a alimentação, manejo e genética.

Durante o evento foi definido que o Projeto Piloto de Erradicação da Brucelose e da Tuberculose será ampliado para todos os municípios gaúchos com produção leiteira. Segundo o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, a ideia é eliminar as duas doenças em até seis anos.

 ? O programa está sendo incrementado, o Ministério da Agricultura está sendo parceiro, O Fundesa tem uma disposição para o trabalho e recursos para fazer isto. Queremos lançar no mês de junho este grande programa no sentido de, em um determinado prazo, que pode ser feito em seis anos, erradicarmos a brucelose e a tuberculose no nosso Estado ? ressalta.

Sobre a guerra fiscal que prejudica o setor lácteo gaúcho, o secretário informou que o grupo vai estudar medidas para apresentar ao governo federal para combater, principalmente, a entrada de produtos do Mercosul.