Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto deve incentivar agroindústrias de suínos voltadas para o mercado interno

Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura oferecerá quatro cursosNeste ano, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com o Sebrae/RS, deve priorizar pequenas e médias agroindústrias e frigoríficos do Rio Grande do Sul voltados para o mercado interno. O PNDS leva tecnologias avançadas e técnicas de aprimoramento e boas práticas de produção e qualidade.

O projeto buscará, entre outros resultados, a identificação e o mapeamento de micro e pequenas agroindústrias. O objetivo é treinar os colaboradores dessas empresas, por meio de cursos e consultorias, como, por exemplo, a capacitação em cortes suínos, além de implantar melhorias na prática de fabricação de embutidos.

– A partir desta primeira ação, as indústrias da Região do Planalto, do Norte e do Vale do Taquari poderão se adequar aos padrões do processo industrial visando maximizar os resultados de cada operação e de cada produto obtido – explica a gestora de agronegócios do Sebrae, Miriam Menezes.

Com a parceria do Senar/RS, o elo da produção trará a qualificação modular “Treinamento em Produção e Manejo de suínos”, com foco na capacitação e formação de colaboradores e funcionários de granjas por meio da metodologia de qualificação modular do Senar.  Até o final de maio, o PNDS realizará mais três módulos junto aos produtores gaúchos: manejo da creche, manejo de reprodução e manejo de maternidade.

Até o momento, 35 turmas já se formaram no Rio Grande do Sul.  Ao todo foram 10 cooperativas e agroindústrias visitadas, com capacitações programadas aos produtores e colaboradores de granjas de grupos significativos como a BRFoods, Alibem e Cotrel.

– Isso comprova a eficiência do PNDS ao coordenar essa iniciativa junto ao Senar Nacional e no estado com o apoio efetivo do Senar/RS que oferece gratuitamente os cursos para a suinocultura brasileira -, encerra a coordenadora nacional do projeto, Lívia Machado.

Sair da versão mobile