Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto faz venda itinerária de peixe mais barato

Com caminhão doado pelo Ministério da Pesca, produto chega a 50 cidades do BrasilLondrina, no Paraná, foi uma das 50 cidades brasileiras a receber o caminhão do peixe. O projeto do Ministério da Pesca busca fortalecer a atividade para pequenos pescadores e pode reduzir o preço do produto. O caminhão, doado pelo Ministério, é itinerante. Em Londrina, percorre feiras livres abastecido com tilápias e outros pescados. O produto custa entre 10% e 30% mais barato em relação a pontos tradicionais de venda, além de estar mais perto do consumidor final.

Além de Londrina, outras 16 cidades do Paraná receberam um caminhão. São municípios onde a pesca é importante para a economia local. Só no norte do Estado, mais de cem pescadores e produtores rurais que estão na atividade vão ser beneficiados.

Muitos trabalham no sistema de tanques, dentro das propriedades. Londrina tem 22 produtores ligados à Associação Norte Paranaense de Aquicultores (Anpaqui). O município não tem tradição na atividade pesqueira, mas a presidente da Anpaqui, Petra Maria Wagner, acredita que a organização da categoria facilitou a aprovação do projeto em Brasília.

? Hoje a gente vende praticamente para pesque-pagues e frigoríficos, abatedouros. Um canal de comercialização direta ao consumidor é um canal diferenciado ? disse a presidente.
 
Esta foi a primeira semana de vendas, mas a procura foi acima da expectativa, tanto da Anpaqui como da prefeitura, que são parceiras na manutenção do caminhão.

? No primeiro dia, vendemos 40 quilos. No segundo, 175 quilos de peixe. Isso é muito importante. Pretendemos ainda trabalhar com cursos, ensinando como preparar o peixe e como acondicionar, por exemplo. Vamos levar esses cursos inclusive para a comunidade ? garantiu a secretária municipal de Agicultura e Abastecimento de Londrina, Marisol Chiesa.

Só as escadas para se chegar ao balcão do caminhão foram um problema. Com uma população cada vez maior de idosos, é preciso diminuir os riscos.

? Eu mesma subo com o maior cuidado. Porque, se cair, já viu, né? Complica tudo! ? contou a aposentada Benedita Ananias Garcia.

A Anpaqui e a prefeitura, responsáveis pela manutenção do caminhão do peixe em Londrina, informaram que estão estudando uma solução de acesso mais segura para os consumidores.

Sair da versão mobile