O projeto, intitulado “Sistema de produção de produtos processados com peixe para inclusão na merenda escolar”, propõe um cardápio diversificado e submetido à apreciação das crianças e visa e se tornar uma excelente alternativa para os estabelecimentos de ensino de todo o Paraná.
A introdução deste novo cardápio, que conta com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, representa uma bem articulada parceria entre o segmento acadêmico, através do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e parceiros como a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná, a Fundação Araucária, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
Importância social e econômica
O superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Paraná, José Wigineski, recorda que a produção pesqueira estadual tem crescido muito nos últimos anos e deve ser reforçada com a implantação de parques aquícolas no litoral.
? O que ocorre no município de Marechal Rondon está de acordo com uma das prioridades apontadas pela ministra Ideli Salvatti, que aposta na alimentação escolar como uma forma de aumentar o consumo de pescado em todo o Brasil ? lembra Wigineski.
A proposta do projeto é que as crianças possam no futuro experimentar produtos como fishburguer, kibe de peixe, patê de peixe, nuggets de peixe, lingüiça de pacu, além de bolo de chocolate e de cenoura feitos à base de tilápia. Para manter a alimentação saudável, os alimentos não são fritos, apenas assados. Os especialistas da Universidade também estudam produtos como salsicha de peixe e macarrão com 20% de tilápia, na própria fabricação da massa.
O trabalho da UNIOESTE, que se propõe ainda à difusão tecnológica dos conhecimentos, é conduzido pelos professores Nardel Luiz Soares da Silva, Armin Feiden e Pedro Celso Soares da Silva. Participam também da equipe de apoio Rosemary Tuzi Domiciliano, Ana Paula Leonel, Claudio Utech e Ana Maria da Silva, todos da mesma Universidade.