Prova de maneabilidade e velocidade marca início do Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha

Evento teve início no último fim de semana em Avaré, em São PauloNo último fim de semana, começou em Avaré (SP) a 35ª edição do Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha. O mais importante evento para os quartistas foi bem agitado, com destaque para os participantes da prova de maneabilidade e velocidade.

As provas neste ano acontecem em quatro pistas e não em três, como foi em 2011. Em cada uma delas, competidores veteranos e estreantes mostram suas habilidades no esporte. Isabela Yoneda e o cavalo Rusch, de 10 anos, são de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. Tanto a competidora quanto o animal são iniciantes na prova de maneabilidade e velocidade. Segundo Isabela, os treinos para disputar o campeonato nacional da raça quarto de milha foram diários, uma rotina que não é fácil, mas imprescindível para o entrosamento entre animal e competidor, facilitando o desempenho na hora da prova.

Assim como Isabela, o competidor Vagner Simionato, de 47 anos, destacam a importância da velocidade que, segundo os quartistas, deve ser constante do início ao fim, percurso que não pode ultrapassar um minuto e no qual vence quem deixar a pista limpa, isto é, não derrubar nenhum obstáculo no menor tempo. 
 
Depois de 32 anos nas pistas e após diversos prêmios, Simionato agora torce para o filho, Vagner Júnior, que tem apenas 10 anos já conquistou 16 títulos.

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Quarto de Milha, Paulo Farha, esse tipo de prova ainda possui poucos adeptos devido às exigências em pista, mas o esporte atrai cada vez mais jovens.

Participe da comunidade que reúne fãs do Quarto de Milha

Saiba mais:
Site oficial da Associação dos Criadores da raça Quarto de Milha