Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Qualidade das pastagens deve ser pior neste ano para rebanho bovino, diz consultoria

No entanto, não deve haver aumento de áreas degradadas, de acordo com a Agroconsult

Fonte: Fernando Carvalho/Arquivo Pessoal

O coordenador de Pecuária da consultoria Agroconsult, Mauricio Palma Nogueira, avaliou nesta terça-feira, dia 25, que as condições das pastagens brasileiras deverão ser piores neste ano para o rebanho bovino. Não deve ser observado, porém, um aumento de áreas degradadas. 

“No ano passado tivemos seca, e o produtor não deu ração suficiente para suprir essa falta de pasto. Então teremos, neste ano, uma situação mais delicada. É um sinal amarelo para os próximos anos”, disse Nogueira, durante evento de apresentação do Rally da Pecuária 2017, realizado pela consultoria.

Segundo ele, a quantidade de pastagens degradadas deve se manter entre 3% e 5% do total. Já aquelas classificadas como de qualidades 4 e 5, as mais elevadas, tendem a cair dos patamares registrados nos anos anteriores (30% a 50%). 

Confinamento

Mauricio Palma Nogueira projetou que o confinamento de bovinos neste ano pode crescer de 12% a 15%, para pouco mais de 5 milhões de cabeças. “Por ora, estamos trabalhando com um aumento de 500 mil a 600 mil cabeças”, disse. 

Conforme Nogueira, números precisos sobre esse tema só deverão ser levantados após a expedição, que se encerra em agosto. “Todo o cenário favorece a terminação intensiva, inclusive a TIP, a Terminação Intensiva a Pasto, quando o produtor dá a mesma quantidade de ração aos animais deixando-os no pasto”, destacou.

Sair da versão mobile