Qualidade do mel brasileiro impulsiona crescimento do setor no país

Fatores como genética e qualidade foram essenciais para o desempenhoAs exportações do setor do mel apresentaram, em 2011, um crescimento de 24,1% em relação a 2010. Neste último ano, o Brasil vendeu mais de 20 mil toneladas do produto. Segundo o presidente da Câmara Setorial do Mel, José Cunha, fatores como genética e qualidade foram essenciais para o crescimento do setor no Brasil.

– Há uma articulação conjunta. Nós tivemos um embargo internacional da comunidade europeia de 2006 a 2008, que uniu os apicultores e as instituições em um esforço conjunto de preparação para proporcionar segurança alimentar e um produto de qualidade. O mel brasileiro é reconhecido como um produto livre de resíduos devido à genética de nossa abelha, que dispensa o uso de antibióticos e fungicidas. Devido a isso, ele é procurado no mundo todo. Em algumas regiões produzimos mel orgânico, e já estão surgindo indicações geográficas para o mel brasileiro em algumas regiões. Isso tudo agrega valor.

Veja a entrevista completa de
José Cunha para o Mercado & Cia: