Neste sábado, dia 6, conhecemos os grandes campeões e reservados grandes campeões das raças zebuínas apresentados na 83ª ExpoZebu. Nem todo mundo sabe como se chega ao veredito. Neste ano, a disputa ganhou novo formato: uma equipe formada por jurado titular, jurado assistente e auxiliar; além de uma ficha técnica com informações de cada animal em pista.
“O jurado, nesta ExpoZebu, tem a todas as informações de peso, medidas morfométricas e avaliação de ultrassonografia da carcaça. Medidas morfométricas são as medidas de altura de anterior, posterior e comprimento corporal. A ultrassonografia da carcaça são as informações da área de olho-de-lombo, que é o contra-filé; a espessura de gordura na 12ª costela e a P8, que é a gordura da picanha”, conta o diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Valdecir Marin Jr.
Marin explica que um julgamento de campeonato, como o da feira, é comparativo entre cada animal. Nesta comparação, o jurado avalia os aprumos – direção que têm os membros, de modo que o peso corporal seja distribuído equilibradamente entre as quatro patas –, posicionamento, deslocamento. “Também tem que estar com as pernas fortes, porque é o que dá sustentação ao peso que o animal apresenta no dia”.
É preciso se preocupar com a aparência no dia do campeonato, afinal, como em qualquer concurso, a estética também é levada em consideração. “O animal tem que estar perfeito no dia do julgamento, porque o veredito é no dia. A beleza, o cuidado com o pelo, na limpeza da orelha, chifre, calda, tudo isso o juiz olha. Até um animal estressado gera um ponto negativo”, ressalta o diretor.
Este ano, a ABCZ também premia os melhores apresentadores de cada raça. Eles são avaliados pela pontualidade de levar o animal à pista na hora certa, profissionalismo, desfile do animal e apresentação do animal.
Diferenças entre as premiações
Nem todo mudo sabe, mas o título de reservado grande campeão não é concedido ao vice-campeão de uma categoria. A primeira diferença entre e o reservado é campeão é a contagem de pontos diferença é pela contagem de pontos: o grande campeão é aquele que faz 60 pontos no total, enquanto o reservado faz 40. O grande campeão é aquele que está mais próximo do ideal, do que é considerado perfeito para a raça. Já o reservado é aquele que perdeu em algum quesito, por muito pouco.
Até aí parece bastante óbvio, mas por que não chamar o reservado grande campeão de segundo colocado? O diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Valdecir Marin Jr. explica que seria injusto chamar um animal que foi considerado o campeão de uma categoria de segundo colocado.
“Cada categoria tem um primeiro, segundo, terceiro, até o 12º colocado. Cada campeonato tem três ou quatro categorias. Por exemplo, o campeonato de nelore macho tem quatro – júnior menor e maior; e touro jovem e sênior –, então teremos quatro primeiros colocados. Um desses será o grande campeão da raça. Um dos que sobrarem, que será o segundo melhor é o reservado grande campeão”, explica Marin Jr.