Queda nos embarques de suíno desvaloriza animal vivo e carne

Diminuição foi de 28,6% sobre a quantidade de novembro de 2012 (44,4 mil toneladas)Os preços internos do suíno vivo e da carne recuaram em novembro pressionados pela queda das exportações brasileiras de carne suína in natura. No período, os embarques nacionais somaram apenas 31,7 mil toneladas, forte diminuição de 29,4% em relação ao volume embarcado em outubro, de 44,9 mil toneladas, e de 28,6% sobre a quantidade de novembro de 2012 (44,4 mil toneladas), de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

>> Leia mais notícias sobre o setor

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a diminuição das vendas externas de um mês para o outro e a demanda interna ainda enfraquecida pressionaram as cotações domésticas tanto da carne como as do animal vivo.

Pesquisas do Cepea mostram que, para o suíno vivo, a queda acumulada no preço médio do animal comercializado em Avaré/Fartura (SP) e na região de SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba) foi de 7,5% em novembro, com o quilo encerrando o mês a R$ 3,72 e a R$ 3,83, respectivamente.

>> Cotações do suíno seguem em queda e contrariam movimento de novembro

>> Preços do suíno vivo e da carne iniciam novembro em queda