O crescimento percentual de participação da raça chega a 6% em comparação a 2011. Para o presidente da Angus, Paulo de Castro Marques, o mérito deste recorde é da associação, que com seus programas de fomento da raça tornou o Angus a opção genética líder na região Sul.
– O motivo de tanto sucesso do Angus é que o retorno econômico/financeiro é muito mais rápido ao pecuarista – diz Marques.
Segundo a gerente da Associação Brasileira de Angus, Juliana Brunelli, o aumento da participação da raça Angus na feira representa a união de esforços dos pecuaristas brasileiros, que fortalecem cada vez mais a imagem da raça na exposição.
– Esta será mais uma Expointer onde a raça Angus comprovará sua excelência, mostrando em pista o melhor da genética nacional.
Ao todo, serão 54 expositores de Angus de argola Puro de Origem (PO) e 23 de rústicos PO e Puro por Cruza (PC). Os animais são provenientes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Os expositores se revezarão na apresentação dos animais durante os três dias de pista, entre 27 e 29 de agosto.
– É importante lembrar que teremos, durante a feira, a 5ª Exposição Nacional de Rústicos, que este ano acontece dia 27 e conta pontos para o Ranking Nacional de Expositores de Rústicos da raça Angus – ressalta Katiulci Santos.
Os julgamentos para os exemplares machos e fêmeas de argola acontecem nos dias 28 e 29, respectivamente.