Raças bovinas diferenciadas chamam atenção na semana

Boi tropical, wagyu e caracu estão entre as raças de destaque no site do Canal Rural 

Fonte: Divulgação – Fernando Sinimbu/Embrapa

1. Pesquisa desenvolve bovino tropical bom de carne
O Brasil acaba de ganhar os primeiros bovinos de um cruzamento industrial entre touros da raça brasileira curraleiro pé-duro (Bos taurus taurus) e vacas nelore (Bos indicus indicus), de origem indiana.

2. MG: concurso público tem vagas para zootecnista, engenheiro e veterinário
Termina nesta terça-feira, dia 5, o prazo de inscrição para concurso público que oferece mais de 1.200 vagas na prefeitura de Uberaba (MG). Parte destes empregos está reservada para zootecnistas, engenheiros ambientais e médicos veterinários.

3. Conheça o wagyu, o bovino com a carne mais nobre do planeta
Os bovinos wagyu foram introduzidos no Japão através da península coreana, por volta do século 2. A raça foi desenvolvida com o objetivo de fornecer tração a produtores dedicados ao cultivo de arroz. 

4. Senar Goiás recruta técnicos para Projeto ABC Cerrado
Até o dia 15 de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar) vai selecionar 30 técnicos que ficarão responsáveis pela assistência técnica do projeto no estado. Com o objetivo de aumentar a abrangência da orientação repassada aos produtores que optaram pela produção sustentável no bioma cerrado, o Senar está em busca de novos profissionais. Para isso, a entidade publicou um edital de recrutamento. Entre os dias 4 e 15 de janeiro de 2016,  os interessados poderão efetuar as inscrições.

5. Raça caracu é preferida para cruzamento industrial
Presente no Brasil desde o período colonial, a caracu é a raça europeia mais adaptada às condições tropicais encontradas no país. Com mais de quatro séculos de seleção, o caracu reúne, hoje, qualidades importantes e cada vez mais procuradas no segmento do gado de corte, principalmente para o cruzamento industrial.