Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Raio mata mais de 80 animais em fazenda de São Paulo

Uma chuva noturna fez com que os animais se protegessem debaixo de algumas árvores. Os donos só perceberam a tragédia no dia seguinte, quando foram para o pasto

Fonte: Altieres Pimenta / Arquivo pessoal

Pelo menos 84 animais morreram na noite desta terça-feira, dia 2, atingidos por um raio em uma propriedade rural em Pedregulho, interior de São Paulo. Segundo o funcionário da Fazenda Cabreúva, Eurípedes de Souza, entre os animais estavam 48 vacas, um touro e 29 bezerros entre fêmeas e machos da raça guzerá.

“Durante a noite estava chovendo muito e os animais se protegeram debaixo de algumas árvores. Foi só no outro dia que nós percebemos o que havia acontecido”, explicou. Segundo ele, as estimativas iniciais indicam um prejuízo de pelo menos R$ 300 mil.

O veterinário da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Pedregulho, Hildeu Nascimento, afirmou que a área é coberta por seringueiras e que normalmente os animais procuram abrigo em caso de chuva forte. “Situações de morte de animais normalmente ocorrem, mas eu nunca vi com uma quantidade tão grande”, afirmou.

A prefeitura de Pedregulho informou que os animais foram enterrados na própria fazenda nesta quinta, dia 4.

O que fazer com os animais?

O diretor da Faculdade de Veterinária Max Planck de Indaiatuba, Thiago Escobro Dercolin, explica que em casos de chuva e raios, o ideal é a prevenção. “Quando um animal é muito caro, no caso que atendi eram cavalos de raça, alertamos os criadores para recolher os animais em alojamentos, não deixá-los próximos de cercas e árvores, mas isso tem que ser feito antes da chuva”, disse.


Local onde o raio atingiu a árvore sob a qual os animais se abrigavam

Ele explica que se o temporal começar e os animais estiverem dispersos, o melhor é deixá-los onde estão. “O criador tem que entender que, tanto ele quanto os funcionários também estariam correndo risco de ser atingido por um raio”.  

Sair da versão mobile