A fazenda Rancho da Matinha fica a 30 quilômetros de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Durante todo o dia, o pecuarista Luciano Borges recebeu convidados de vários Estados brasileiros e também de outros países. Pela manhã, as discussões sobre a pecuária mundial e os trabalhos realizados na fazenda abriram a programação. Representantes das universidades americanas A & M, do Texas, e Davis, da Califórinia, além da empresa Growsafe, falaram sobre os estudos da eficiência alimentar, trabalho que vem sendo conduzido no Rancho da Matinha desde o ano passado, em parceria com a ABS Pecplan, para selecionar animais que consomem menos alimento para ganhar peso.
O Índice Real Matinha, uma ferramenta econômica destinada à seleção do nelore, expressa em reais, foi apresentado durante o dia. O IRM concede valores referentes a cada uma das características analisadas, como probabilidade de parto precoce e stayability, além de informações diferenciadas para o sistema de criação até a desmama e para o ciclo completo.
Os dados econômicos apurados no período de um ano e meio, tempo que durou a elaboração do índice real da Matinha, já estão sendo usados para designar a maioria dos animais que estão sendo vendidos no leilão. Muitos deles têm também as informações referentes à eficiente alimentar.
Foram ofertados 250 touros da safra 2010. O remate contou também com a participação do Nelore Lemgruber e do Nelore Beabisa. Os destaques foram os lotes 39, Papudo da Matinha, vendido por R$ 112 mil reais, o lote 59, D4685 da Mundo Novo, arrematado por R$ 124 mil. A Matinha promoveu ainda a venda de bezerros e de pacotes de sêmen. O faturamento total foi de quase 2,3 milhões.