Rastreabilidade bovina: conheça métodos de identificação

Saiba mais sobre técnicas e sobre como realizar a aplicação correta no animalPecuaristas podem dispor, atualmente, de diferentes métodos de identificação do rebanho. No caso de bovinos, as técnicas mais populares são a tatuagem, a marcação a fogo e os brincos.

Importante ferramenta de controle e manejo da rastreabilidade bovina, a identificação, no entanto, requer cuidados durante o procedimento de aplicação. É preciso contar com uma equipe preparada e instrumentos de qualidade. Erros e repetições desnecessárias podem machucar o animal, além de causar estresse.

Pesquisadores do Câmpus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etologia e Ecologia Animal (Grupo ETCO) compilaram instruções, dicas e cuidados que garantem um processo tranquilo de aplicação.

Leia a cartilha elaborada pelos especialistas e confira o passo a passo para a identificação individual dos animais:

O portal RuralBR apresenta uma série de manuais, cartilhas e guias para o produtor rural. Veja mais conteúdo nas páginas abaixo:

> Acesse aqui a página de Guias e Serviços Agricultura
> Acesse aqui a página de Guias e Serviços Pecuária

Saiba mais sobre o tema:

> Chip brasileiro para rastreamento e identificação de bovinos será produzido em escala comercial

> Rastreabilidade de bovinos e bubalinos tem nova legislação > Rebanho bovino do Rio Grande do Sul será rastreado a partir de 2012 > Identificação da raça girolando será obrigatória a partir de 2012

EM VÍDEOS:

Bezerros girolando recebem bótons de identificação

 

Pesquisador desenvolve sistema inteligente para rastreabilidade bovina

 

Agribusiness Entrevista: diretor da Allflex no Brasil
avalia novas tecnologias em sistemas de identificação animal