Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rebanho de fazenda onde gado morreu começa a ser vacinado no Rio Grande do Sul

Imunização é contra a clostridiose. Suspeita é de que a doença seja a causa da morte de bovinos nos municípios de Joia e Entre-IjuísIniciou nesta quinta, dia 21, em Joia, no noroeste do Rio Grande do Sul, a vacinação do gado na fazenda onde morreram 12 bovinos na terça, dia 19. A imunização que está sendo feita é contra a clostridiose, uma bactéria que se multiplica na ausência de ar e é capaz de permanecer em áreas contaminadas por longos períodos. A suspeita é de que a doença seja a causa da morte dos bovinos de Joia e de outros 57 animais na segunda, dia 18, em Entre-Ijuís, cidade distante 40 km de Joia.

Os 450 bovinos da propriedade haviam sido vacinados em setembro do ano passado. O medicamento funciona no organismo do animal durante um ano. No entanto, por segurança, o proprietário optou pela imunização imediata.

— Eu soltei esse gado por volta das 10h de terça. Quando fui recolher os animais na pastagem, comecei a encontrar gado morto. E eram animais em bom estado, algumas vacas, inclusive, prenhas. Por segurança, vamos vacinar tudo. O medicamento leva 15 dias para fazer efeito. Até lá ficamos apreensivos  — diz Sérgio Lima, capataz da fazenda.

Sair da versão mobile