Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Receita com exportações da avicultura cresce nos 11 primeiros meses do ano em comparação com 2012

Volume comercializado é de 3,735 milhões de toneladasLevantamentos feitos pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) mostram que as exportações da avicultura brasileira (incluindo frangos, ovos, perus, patos e marrecos, pintos e ovos férteis) totalizaram 3,735 milhões de toneladas entre janeiro e novembro deste ano, resultado 1,1% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Em receita, houve crescimento de 3,9% segundo a mesma comparação, com US$ 7,880 bilhões.

Conforme previsões da entidade, a expectativa é de que o comércio externo do setor avícola nacional atinjam o total de 4,082 milhões de toneladas exportadas no ano, resultado 1,35% menor em relação ao volume obtido em 2012. Já a soma total da receita de exportações da avicultura deverá chegar a US$ 8,580 bilhões, dado 2,6% maior em relação ao saldo do ano passado.

De acordo com o presidente da Ubabef, Francisco Turra, houve forte retração na receita dos embarques de ovos e carne de peru, minimizados no saldo geral pelo bom desempenho das exportações de carne de frango e material genético.

– O crescimento em volume das exportações de material genético e o bom desempenho das exportações de carne de frango garantiram o saldo geral positivo para a avicultura – diz Turra.

Para 2014, a Ubabef estima um crescimento entre 3% e 4% no volume total da produção nacional de carne de frango em relação ao resultado deste ano. Sobre as exportações, espera-se para o próximo ano um crescimento entre 2% e 2,5% sobre os volumes embarcados de 2013.

– O crescimento da produção deverá se descolar das exportações, diante da possibilidade de um aquecimento do mercado interno com os grandes eventos internacionais. A expectativa é de que políticas de governo voltadas para o abastecimento interno durante a Copa favoreçam o consumo de produtos avícolas dentro do Brasil, recuperando níveis de produção equivalentes ao de 2012. Devemos ter um crescimento constante, seguro, mas sem otimismo excessivo – afirma Turra.

>> Leia mais notícias sobre aves

>> Leia mais notícias sobre comércio exterior

Sair da versão mobile