Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Redução de oferta faz produtores de ovinos receberem mais pela carne

Associação de Criadores da Região de Piracicaba quer incentivar a criação para atender o mercadoCriadores de ovinos estão recebendo o melhor preço pela carne dos últimos tempos. O valor subiu por causa do maior consumo e da redução de oferta. Boa parte da carne de cordeiro consumida no Brasil vinha do Uruguai, que reduziu as vendas. Em São Paulo, a Associação de Criadores da Região de Piracicaba quer incentivar a criação para atender o mercado.

Jaime Grisotto tem uma criação em Piracicaba, há 180 quilômetros de São Paulo. No plantel, estão reprodutores como dorper e matrizes das raças texel, Santa Inez e suffolk, animais de corte. Segundo o criador a produção de carne tem sido cada vez mais um bom negócio.

? Em 2009 o preço do animal vivo girava em torno de R$ 3,50 o quilo. Este ano está em torno de R$ 5. Então foi um ano bom pra se vender cordeiro pro abate.

Jaime vende animais de seis, sete meses de idade, naquela fase de transição entre o cordeiro e o borrego. São animais com peso de 25 a 35 quilos. Jaime diz que com isso tem melhor relação custo benefício, porque tem uma aceitação muito boa no mercado. No fim do ano passado o Jaime vendeu 250 animais neste ponto pro abate. Agora não tem mais que cinco animais.

? A constância na venda tem sido boa, independente da época do ano. Como tem também a sazonalidade da produção a gente tem concentração no final do ano, mas o ano todo tem venda ? comenta.

Este é o período de monta no plantel, por isso a carência de animais. Produção em volume pro abate, só vai ter de novo por outubro, novembro deste ano. A pouca oferta de carne faz aumentar o preço agora, mas também é um problema, diz Francisco Sabino, da Associação de Criadores da Região de Piracicaba. Esta semana ele participa de uma exposição de animais de elite na cidade e de um simpósio que discutirá a produção e o mercado no Brasil. Há uma preocupação entre os criadores da região sudeste de que a produção seja constante pra atender os consumidores o ano todo.

? A sensibilização que nós estamos fazendo é em cima daquele produtor rural que de fato tenha característica. A propriedade rural onde ele possa incluir esta atividade na sua propriedade. Ele vai agregar mais recursos na propriedade e com isso nós vamos conseguir colocar no mercado aquilo que está sendo pedindo hoje que é um cordeiro de boa qualidade e em escala boa ? afirma Sabino.

Na região de Piracicaba existem hoje 35 criadores associados. O plantel de matrizes chega a 4.500 animais. Pra dar conta da demanda de consumo seriam necessários 10 mil, considerando uma produção de uma cria por ano.

Sair da versão mobile