Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Relatório da FAO aponta trabalho de crianças em matadouros no Brasil

Segundo relatório, enquanto existem esforços para combater o trabalho de meninos e meninas na agricultura, a pecuária tem recebido bem menos atençãoUm relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontou que, segundo dados do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, há evidências de que crianças estejam trabalhando em matadouros no Brasil e no Equador. O trabalho de meninos e meninas estaria ocorrendo inclusive em meio a equipamentos perigosos. Além do risco, há os impactos psicológicos que podem ser causados, que torna o trabalho infantil nos matadouros proibido para menores de 18 anos na maioria das

O documento, intitulado “Trabalho infantil no setor da pecuária: no pasto e além”, estuda profundamente o trabalho infantil no setor da pecuária e indica os caminhos necessários para medidas de combate ao problema. O relatório indica que o Brasil está entre os países que utilizam o trabalho infantil na produção de bens oriundos do gado, juntamente com Bolívia, Chade, Etiópia, Lesoto, Mauritânia, Namíbia, Paraguai, Uganda e Zâmbia.

A agricultura é o setor onde existem mais relatos de trabalho infantil no mundo e a pecuária representa 40% da economia agrícola. Enquanto existem esforços para combater o trabalho de meninos e meninas na agricultura, a pecuária tem recebido bem menos atenção.

– A redução do trabalho infantil na agricultura não é apenas uma questão de direitos humanos, é também parte da busca do verdadeiro desenvolvimento sustentável rural e da segurança alimentar. A crescente importância da pecuária na agricultura significa que os esforços para reduzir o trabalho infantil precisam se concentrar mais nos fatores que levam ao trabalho nocivo ou perigoso para as crianças neste setor, respeitando e protegendo os meios de vida das famílias rurais pobres – disse o Diretor-Geral Assistente da FAO responsável pelo Departamento de Desenvolvimento, Social e Econômico da agência, Jomo Sundaram.

As conclusões do relatório são aguardadas na 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, que será realizada no Brasil em outubro.

Sair da versão mobile