A qualidade dos agrotóxicos, fertilizantes, sementes, produtos veterinários e dos alimentos para os animais também será debatida no dia 1° de setembro, em reunião dos técnicos do Ministério da Agricultura com representantes da cadeia produtiva de insumos agropecuários.
Na quinta, dia 2 de setembro, o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, ressaltará a importância das campanhas sanitárias e as ações desenvolvidas na região de fronteira. O secretário representará o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, durante reunião do Conselho Diretor da Federação das Associações Rurais do Mercosul.
? Será a oportunidade para discutir a parceria Brasil e Bolívia de ampliar ações de controle da febre aftosa ? ressaltou Jardim.
Lançamentos da Embrapa
Durante a feira, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançará tecnologias e participará da assinatura de contratos e convênios agrícolas. Entre as novidades estão a cultivar de trigo BRS 327, desenvolvida para atender agricultores e indústrias. A variedade apresenta características diferenciadas em relação à qualidade e produtividade e é indicada para o cultivo nos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na região Centro-Sul de São Paulo.
O citros Ortanique, combinação entre tangerina e laranja, que também será lançado, produz frutos de médio e grande porte. A Embrapa Clima Temperado pesquisou, durante 11 anos, o desempenho agronômico dessa cultivar e dispõe de pacote tecnológico para a produção de frutos sem sementes em regiões de clima temperado.
Já a unidade Pecuária Sul da empresa apresentará uma plataforma portátil para pesagem de animais que, pela praticidade do tamanho reduzido, permite o transporte em veículos utilitários de pequeno porte.
A Expointer 2010 será realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a 25 quilômetros de Porto Alegre. A feira conta com 45,3 mil metros quadrados de pavilhões cobertos e 70 mil metros quadrados de área para exposição. Dispõe ainda de 19 espaços para julgamentos de animais e nove para a realização de leilões.