Representantes do setor de carne reagem ao embargo russo e pedem providências ao governo

Entidades cobram medidas urgentes do Ministério da AgriculturaDepois do anúncio da Rússia sobre o embargo à entrada da carne de três Estados brasileiros, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná, entidades do setor cobram providências do governo. Os presidentes da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e da Associação Brasileira das Empresas Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, solicitaram nesta quinta, dia 2, ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, medidas urgentes com relação à decisão do governo

Na oportunidade, foram informados que toda a equipe do Ministério será mobilizado para reverter a suspensão anunciada pelo Serviço Veterinário e Sanitário Russo. Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso foram alvo da medida, que atinge 85 frigoríficos brasileiros.

Foram exportados para a Rússia em 2010, cerca de 144 mil toneladas, com receita de US$ 249,5 milhões. Até abril deste ano, a Rússia importou 29,7 mil toneladas de frango brasileiro, com receita de US$ 53 milhões.

Correção
A Agência Brasil divulgou que seriam 89 os frigoríficos embargados pelo governo russo. Entretanto, na lista divulgada por outras agências de notícias, aparecem 85 unidades frigoríficas confirmadas. Confira aqui a lista.