No circuito em direção ao Freio de Ouro, esta será a quarta de doze etapas classificatórias ? Buenos Aires (que não classificou ninguém) e Montevidéu (com nível altíssimo) foram as duas internacionais ? e a segunda realizada no Brasil. A primeira, o Bocal de Ouro, selecionou apenas animais inéditos.
Após o bom nível dos animais no Uruguai, que levou a ABCCC a permitir que os credenciados àquela etapa participem das classificatórias no Brasil, a expectativa para as provas que começam na quarta é alta. Com ginetes premiados e animais experientes, Rio Grande tem tudo para ser uma classificatória de alta qualidade.
Entre os ginetes, pelo menos sete vencedores do Freio estarão presentes, inclusive o último, Zeca Macedo. Já Lindor Collares, Bocal de Ouro 2010 com Haragano da Boa Vista, montará em Rio Grande as fêmeas Manilha de Espada da Escondida, da Estância Escondida de Alegrete (RS), credenciada em Herval do Sul com média de 17,959 pontos; e a tordilha negra Guapuruma Gitana, da Estância Guapuruma de Navegantes (SC), credenciada em Arroio Grande com 18,196 pontos de média.
Mas, entre as fêmeas, a atenção está voltada à uma gateada de cinco anos, Joaquina da Bezinha, credenciada em Pelotas com a ótima média de 20,133 pontos. Montada por Guto Freire ? ginete destaque do Bocal deste ano ? a égua é de propriedade da Fazenda da Bezinha, de Bom Jesus (RS). Joaquina foi primeira reserva na classificatória de Esteio em 2009, quando fez média de 18,588 pontos, montada pelo mesmo ginete.
Já a disputa dos machos é mais equilibrada: a média mais alta das credenciadoras foi de BT Rojão, da Estância Figueira, de Unistalda (RS), que fez 19,588 pontos em Pelotas. O colorado de sete anos é filho de BT Haragano, uma das marcas registradas de bom desempenho no Freio. Outro credenciado em Pelotas está atrás de BT Rojão por apenas 45 décimos: é LS Nazareno, da cabanha São Crispim, de Lavras do Sul (RS), com 19,543 pontos. O colorado de nove anos será montado por Zeca Macedo, último campeão do Freio.
Em Rio Grande, a atividade ocorre no Parque Filinto Eládio da Silveira. Além da Classificatória, a programação inclui Concentração de Machos (registro de novos animais), Exposição Passaporte e pelo menos três remates.
Confira aqui a lista completa dos cavalos participantes.
Programação da Classificatória de Rio Grande
19 de Maio
7h30min – Admissão Morfologia Passaporte
9h – Início Julgamento Morfológico Passaporte
13h30min – Continuação Julgamento Morfológico Passaporte
20 de Maio
7h30min – Exame de Admissão Classificatória
9h – Grandes Campeonatos Julgamento Morfológico Passaporte
14h30min – Julgamento Morfológico Classificatória
20h – Entrega de Prêmios e Leilão Coberturas
21 de Maio
8h30min – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas)
14h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Machos)
20h – Remate Santa Edwiges
22 de Maio
9h – Mangueira (Fêmeas/Machos)
14h – Prova de Campo (Fêmeas/Machos)
20h45min – Remate Mouro Velho e Convidados
23 de Maio
9h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h – Encerramento e entrega de Prêmios
20h – Remate Florestal Jacuí e Philippson