Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio Grande do Sul começa primeira etapa de vacinação contra aftosa

Meta do Estado é imunizar 13 milhões de animaisO Rio Grande do Sul começou nesta quarta, dia 1º, a primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa. A meta é imunizar 13 milhões de animais nessa etapa. O Estado não registra focos da doença desde 2001.

O local escolhido para o início da campanha foi uma fazenda de alta produção leiteira no interior gaúcho. A propriedade tem 700 cabeças de gado.

Mais de cinco mil doses estão sendo doadas pelo Estado a pecuaristas familiares e pequenos produtores que atendem os critérios do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). A principal novidade neste ano é a antecipação do prazo para retirar a vacina. 

– Nós adiantamos a vacinação neste ano por uma questão operacional. A doação começou na segunda, dia 29, e irá até o dia 24 de maio, para garantir que na última semana as inspetorias e o pessoal envolvido tenham tempo de dar assistência ao produtor e fazer a fiscalização das propriedades – disse Fernando Groff, chefe do Serviço de Doenças Vesiculares da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).

Os produtores que não se enquadram nos requisitos do Pronaf podem comprar a vacina nas agropecuárias credenciadas.

– Nós temos hoje 400 casas agropecuárias no Estado, estabelecimentos comerciais que são credenciados para vender vacina – disse Groff.

De acordo com o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Beto Grill, a vacinação é importante para garantir a sanidade dos rebanhos e não prejudicar a economia, uma vez que mantém a aftosa longe das fronteiras do Estado.

A segunda etapa da campanha de vacinação ocorre em novembro, com a meta de imunizar mais 5 milhões de animais. Nessa fase, o Estado divulgou que vai distribuir dois milhões de doses.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile