? Esse segmento é estratégico para o governo do Estado por ser importante gerador de emprego e renda. Com essa iniciativa está aberto um canal de diálogo permanente tanto para o monitoramento de ações como de iniciativas necessárias para o fortalecimento da atividade ? afirma Danéris.
Participaram do debate e farão parte do grupo de trabalho, que realiza o primeiro encontro ainda neste ano na sede da SDR, pescadores artesanais, indústrias pesqueiras, cooperativas, integrantes das colônias de pescadores, associações, prefeituras que têm atividades neste setor e representantes do Ministério da Pesca. Além das secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e o Gabinete do Vice-governador.
O primeiro trabalho desse novo colegiado da pesca preparará um relatório sobre todos os programas que estão em andamento e vai detalhar as iniciativas necessárias para impulsionar o setor. Entre as preocupações está a preservação da atividade diante da expansão da indústria naval e iniciativas de proteção frente à concorrência do produto dos vizinhos, como o Estado de Santa Catarina e do Uruguai.
Ampliar produção e consumo de pescado
O Governo estadual lançou o “RS Pesca e Aquicultura”, integrando o Plano Safra Gaúcho. Segundo o Departamento de Pesca e Aquicultura da SDR, órgão que coordena o programa, a intenção é dobrar a produção pesqueira no Estado. O programa deve atender dois mil pescadores até julho de 2012, quando termina o período do programa. Fomentar iniciativas de comercialização direta de pescado e inserir os produtos da pesca artesanal e da aquicultura familiar no mercado institucional fazem parte da estratégia.
De acordo com dados do Ministério da Pesca, existem cerca de 22 mil pescadores artesanais no Rio Grande do Sul e aproximadamente 30 mil piscicultores. A produção gaúcha de pescado no ano de 2009 correspondeu a 69 mil toneladas, também conforme números da Pasta. Desse total, a pesca artesanal foi responsável por 22 mil toneladas, enquanto que a aquicultura, por 47 mil toneladas