Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio Grande do Sul define ações para conter entrada de gado com aftosa do Paraguai

Seis equipes volantes vão atuar na região de divisa com a Argentina a partir desta quarta, dia 4A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Rio Grande do Sul, definiu nesta terça, dia 3, medidas emergenciais para evitar a entrada no Estado de gado bovino com febre aftosa proveniente do Paraguai. O Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da secretaria irá reforçar a fiscalização sobre a entrada de animais em um trecho de aproximadamente 200 quilômetros na fronteira com a Argentina, entre os municípios de Barra do Guarita e Garruchos.

– A possibilidade da entrada da doença no nosso Estado está mais distante. Porém, a vacina, como se sabe, não impede a entrada do vírus no país. O que nós temos que fazer agora é fortalecer a vigilância sanitária, a entrada de animais de outros países, principalmente aqueles por descaminhos, através de pessoas que não tem consciência, não são comprometidas e que trazem os animais sem documentação para dentro do Estado – diz o o diretor da DDA, Eraldo Leão Marques.

Serão seis equipes volantes, distribuídas nas regionais de Ijuí, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga. Cada equipe será formada por um médico veterinário e um técnico agrícola ou auxiliar rural, com apoio da Brigada Militar. As ações começam nesta quarta, dia 4. Segundo Eraldo Leão Marques, a região a ser monitorada é a mesma que foi definida em setembro, quando surgiram outros focos de febre aftosa no Paraguai.

— Essa é a região mais próxima do Paraguai e que também é muito usada para descaminho de animais. Estamos reforçando aos produtores locais para não adquirirem animais sem procedência — explica o diretor da DDA.

Segundo Marques, também poderá ser realizada nova contagem de animais em algumas fazendas da região. O diretor da DDA disse que a questão da aftosa preocupa, mas ele acredita que o Estado está preparado, principalmente pelo fato de ter sido concluída, recentemente, a segunda etapa de vacinação do gado, quando 4,6 milhões de animais foram vacinados.

>>Infográfico: saiba mais sobre a Febre Aftosa

>> Acesse o site especial sobre aftosa

Em linha do tempo, relembre a cronologia do combate à febre aftosa:

Confira a localização do distrito de Piri Pukú, na região de San Pedro:


Visualizar Febre Aftosa – Paraguai em um mapa maior

Sair da versão mobile