Com o objetivo de garantir a segurança alimentar, o sistema padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos. A solenidade de assinatura da adesão deve ocorrer no dia 2 de setembro, na inauguração oficial da Expointer 2011, evento que ocorre em Esteio (RS), com a presença do ministro da Agricultura, Wagner Rossi. A partir da oficialização, a expectativa é que na feira de 2012 os agricultores familiares que vendem seus produtos no parque sejam beneficiados.
Governo cria força-tarefa para fiscalizar produtos
A decisão foi tomada após uma auditoria na Granja Pinheiro, um batedouro de aves localizado no município de Presidente Lucena (RS), realizada de segunda, dia 1°, a quarta, 3, por técnicos do ministério. Entre outros pontos, foram avaliados procedimentos administrativos, cronograma de análises laboratoriais, treinamento e lotação de pessoal.
Com a adesão, o Estado poderá indicar os estabelecimentos da agroindústria registrados na Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa) para integrar o Sisbi-Poa. Inicialmente, a medida vale para estabelecimentos da área de carnes (abatedouros, fábricas de conservas e entrepostos). Posteriormente, serão feitas auditorias em estabelecimentos de leite e derivados, mel, ovos e pescados. A medida também permite a comercialização dos produtos entre os municípios do Rio Grande do Sul.
? Estamos criando uma força-tarefa fortíssima de fiscalização e seremos rigorosos. Está em jogo o conceito da agroindústria familiar, que tem qualidade, sanidade e bom preço ? afirmou o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.
O Rio Grande do Sul é o quarto Estado a integrar o Sisbi-Poa (além de Minas Gerais, Paraná e Bahia), mas o primeiro a ser auditado após o anúncio do Plano Safra da agricultura familiar. As cidades de Erechim, Rosário do Sul e Santa Cruz do Sul já integram o sistema.