Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio Grande do Sul intensifica inspeção em estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal

Termo prevê eventos de capacitação de veterinários quanto à legislação, documentações, metodologia de inspeção e formas de controle nos estabelecimentosO secretário da Agricultura Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, assinou nesta quarta, dia 10, um termo de parceria entre a pasta e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para a realização do Projeto de Capacitação de Médicos Veterinários que atuam no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Mainardi salientou a importância da qualificação dos serviços de inspeção e a padronização na fiscalização, uma vez que é responsabilidade do governo federal, do Estado e de cada município garantir a sanidade dos produtos de origem animal.

– Temos muito ainda a fazer para ofertar um produto de qualidade e que não leve riscos ao consumidor. O convênio caminha para unificar as ações. Portanto, esse é um trabalho que tem que ser realizado em conjunto com os municípios.

Elaborado pelo Serviço de Educação Sanitária e pela Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa), o termo prevê a realização de dois eventos anuais de capacitação de médicos veterinários quanto à legislação vigente, documentações pertinentes, metodologia de inspeção, formas de controle e suas aplicações nos diferentes tipos de estabelecimentos.

A inspeção de produtos de origem animal serve de base para garantir a saúde pública, prevenindo a ocorrência de intoxicações e infecções alimentares, destacando-se as zoonoses. E, também, para possibilitar acesso dos produtos de origem animal aos mercados mais competitivos.

Nesta semana, o Canal Rural iniciou a transmissão de uma série de reportagens sobre a precariedade em frigoríficos do país e as falhas na inspeção sanitária de Estados e municípios. No país, cerca de 30% dos abates são clandestinos: não passam por nenhum tipo de inspeção e controle de qualidade.

Sair da versão mobile