O programa é destinado a atender cerca de 20 mil famílias e oferecerá linha de crédito para custeio, por meio da equalização, pelo Governo do Estado, de 3,25% dos juros, o que reduz à metade os juros cobrados em cada operação. Cada beneficiário poderá tomar até R$ 10 mil, para pagamento em um ano. A verba pode ser utilizada para reformas de cercas, roçadas e reparos em geral.
Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que anunciou a nova medida em Cacequi (RS), neste final de semana, na interiorização do Governo, o programa é mais uma atitude do Estado de fortalecimento da economia primária do Rio Grande do Sul.
? Já temos programas como o Mais Ovinos, vamos começar a doar sêmen para melhoramento genético dos rebanhos e estamos reativando a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) como órgão de pesquisa ? disse Mainardi.
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, comentou que com a redução de juros aumenta a capacidade de geração de renda no campo, o que gera um alcance produtivo e social significante. Em Cacequi, o governador do Estado solicitou aos prefeitos da região que mobilizem os pecuaristas para conhecerem esta modalidade de crédito.