Rio Grande do Sul realiza curso internacional de pesca e aquicultura familiar

Participarão 25 lideranças da pesca artesanal e da aquicultura da Ásia, África e América LatinaA Universidade Federal do Rio Grande (Furg), no Rio Grande do Sul, realiza o curso Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal. Participarão 25 lideranças da pesca artesanal e da aquicultura da Ásia, África e América Latina. O curso de capacitação profissional tem o objetivo de formar multiplicadores de conhecimento em seus países de origem.

A Furg está situada na cidade gaúcha de Rio Grande, no extremo sul do Estado, que conta com um dos principais portos de movimentação de cargas do país. Os participantes do curso têm a oportunidade de discutir temas de interesse, com foco na autonomia dos pescadores profissionais artesanais e aquicultores familiares através da organização e participação social.

Os temas do curso, ministrados por especialistas da Universidade, são: Educação popular, participação e mobilização social; Saúde no trabalho; Gestão participativa: cooperativismo e associativismo; Planejamento e plano de negócios; A importância da articulação em redes; Cadeia produtiva da pesca; Empreendimentos econômicos solidários; Sustentabilidade da pesca e aquicultura; e Técnicas e cuidados para a manipulação e para a comercialização de pescado.

A partir dos conhecimentos adquiridos, os participantes poderão repassar o que aprenderam às suas comunidades, de forma crítica e ampla sobre os diferentes assuntos de interesse da cadeia produtiva da pesca e aquicultura artesanal.

O curso, Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal, é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, responsável pelo patrocínio, e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que ministra o curso, através do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese).