Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio Grande do Sul unificará normas de sanidade animal

Medida cria arcabouço legal para políticas de defesaA governadora Yeda Crusius deve sancionar na próxima semana o projeto de lei que cria um novo Código de Defesa Sanitária Animal para o Estado do Rio Grande do Sul. Aprovado na Assembleia Legislativa gaúcha na terça-feira, o texto unifica as normas para manejo, transporte e vacinação de rebanhos, hoje dispersas numa série de decretos e portarias que precisam ser observados por empresas e criadores do setor.

Elaborado pelo governo do Estado, o projeto será remetido à Casa Civil nesta quinta, dia 20, quando deve ser definida a data para o aval da governadora. Depois da sanção, o Piratini terá 90 dias para regulamentar as disposições da proposta.

Na prática, segundo o chefe do Serviço de Doenças Vesiculares da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Fernando Groff, a nova lei não modificará significativamente as medidas de proteção hoje adotadas.

O objetivo é simplificar as regras observadas por empresas, criadores e fiscais dos serviços de sanidade animal. Para bovinos, por exemplo, a lei definirá um único conjunto de procedimentos de proteção dos rebanhos.

? Isso vai aumentar a confiabilidade das garantias oferecidas pela fiscalização ? declara Groff.

Rogério Kerber, presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal, destaca que o novo código, ao eliminar a diversidade de regras hoje existentes, tornará mais clara a responsabilidade de cada ente das cadeias de produção animal.

Alterações nos preços em função da nova legislação estão descartadas, de acordo com Kerber, já que a regulamentação vai condensar as práticas já adotadas na rotina do setor.

? É importante porque cria um arcabouço legal para políticas de defesa ? diz Zilmar Moussalle, diretor executivo do Sindicato da Indústria da Carne e Derivados do Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile