Crédito: Emílio Pedroso
O macho vencedor e seu ginete
Entre os machos, a disputa foi acirrada e a definição só veio na última prova. O cavalo Senhor de Santa Thereza, montado pelo ginete José Fonseca Macedo, ficou com o Freio de Prata, deixando escapar um inédito bicampeonato.
Daniel Teixeira, ginete do macho Freio de Bronze Largo da 3J, foi escolhido o Ginete de Ano. Cláudio dos Santos Fagundes, Freio de Ouro e Prata com fêmeas, foi eleito o domador do ano.
Mais de 1,4 mil animais passaram pelas etapas classificatórias do Freio de Ouro 2008 em três países (além do Brasil, Argentina e Uruguai também fazem parte da competição). As provas da final começaram na quinta, dia 28, com 44 fêmeas e 44 machos. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Henrique Teixeira, calcula que cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes na grande final deste domingo.
Nas provas, o desafio dos ginetes e dos animais é mostrar muito habilidade diante de tarefas que são comum no meio rural. Teixeira comemora a qualidade dos competidores e acredita que a falta de um favorito até o último momento da competição foi um dos fatores que levaram a um excelente público:
? É por isso que esse público está lotando as arquibancadas. Favorito não existe. Há bons cavalos fazendo maravilhosas provas, mas sempre dependendo de um resultado.
Crédito: Emílio Pedroso
A fêmea campeã
Cobertura em tempo real do Canal Rural
Normalmente realizadas nos períodos da manhã e da tarde, as últimas provas do Freio de Ouro tomaram apenas um turno neste ano, começando às 13h deste domingo. Quatorze cavalos e 14 éguas pisaram na pista. Foram os melhores entre os 88 que chegaram à final disputada desde quinta-feira em Esteio. Uma minoria que passou por um funil de 1.397 participantes de 50 credenciadoras ao longo de 12 meses.
A transmissão do Freio de Ouro teve uma estrutura de uma final de campeonato de futebol. Foram 16 câmeras distribuídas na mangueira e na pista de paleteada. Uma câmera sem fio para levar aos telespectadores detalhes da concentração dos ginetes em todas as provas.
A equipe do Canal Rural, que percorreu mais de 10 mil quilômetros durante as classificatórias, esteve reunida para a grande final da competição. A prova foi apresentada pelo jornalista Irineu Guarnier Filho, com comentário de Alexandre Suñe e Alexandre Crespo, que abriu a transmissão direto da pista, montado em um belo cavalo crioulo. As reportagens ficaram com Ricardo Cunha e Estela Facchin.
A tecnologia também esteve a serviço do telespectador. Para que fosse possível acompanhar a disputa dos conjuntos ponto a ponto, o Canal Rural transmitiu em tempo real o cálculo da contagem realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Com intuito de oferecer uma imagem privilegiada, o RBSCOP sobrevoou o parque Assis Brasil para mostrar a abertura e as provas bayard sarmento e paleteada.
e veja como são preparados os animais
? Saiba mais no especial Freio de Ouro
Confira os vencedores
Machos
Freio de Ouro
Rodopio de São Pedro – 20.561
Estabelecimento: Cabanha Tracionera (São Lourenço do Sul ?RS)
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Freio de Prata
Senhor de Santa Thereza ? 20.487
Estabelecimento: Fazenda Capão da Lagoa e Cabanha do Pontal (Cidreira e Arambaré – RS)
Ginete: José Fonseca Macedo
Freio de Bronze
Largo da 3J
Estabelecimento: Cabanha Invernia (André da Rocha ? RS)
Ginete: Daniel Teixeira
Fêmeas
Freio de Ouro
Infância do Itaó ? 21.303
Estabelecimento: Cabanha Itaó (Santiago ? RS)
Ginete: Cláudio dos Santos Fagundes
Freio de Prata
Jura do Itaó ? 20.558
Estabelecimento: Cabanha Itaó (Santiago ? RS)
Ginete: Cláudio dos Santos Fagundes
Freio de Bronze
Jaguel Boca Preta
Estabelecimento: Cabanha Septiembre (Punta Del Este e Maldonado)
Ginete: Marcelo Móglia