Rússia ameaça restringir importações de gado em pé da Alemanha por doença da língua azul

Dados preliminares do Centro Russo de Referência à Lingua Azul mostraram que o gado importado da Alemanha apresentou resultado positivo para um novo serótipo da doençaNa última sexta, dia 2, em comunicado aos importadores, o departamento de Vigilância Sanitária Russa, divulgou que, de acordo com dados preliminares obtidos do Centro Russo de Referência à Lingua Azul, o gado importado da Alemanha apresentou resultado positivo para um novo serótipo da doença da língua azul.

Não existem informações sobre a patogenicidade ou potencial epidêmico do novo vírus. A Alemanha declarou que o país é livre da doença da língua azul, que acomete ruminantes e não possui tratamento.

De acordo com a Organização Internacional de Epizootias (OIE), a língua azul é uma doença notificável, cujo impacto econômico decorre não apenas do descarte dos animais, mas também das restrições econômicas impostas pelos países importadores de ruminantes vivos.

O Departamento afirmou que a Rússia pode restringir as importações de gado em pé da Alemanha, assim como a suspender os embarques de todos os produtos alemães que possam oferecer risco de contaminação.

Caso se confirme que o gado alemão passou pela Polônia antes de atingir solo russo, haverá restrições nas importações também deste país.