Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rússia confirma plano de proibir importação de carne dos Estados Unidos

Governo russo pressionou norte-americanos a garantir que exportações de carnes suína e bovina estavam livres de traços de ractopamina, mas USDA se opôs à exigênciaO chefe do órgão russo de vigilância em agricultura Rosselkhoznadzor, Sergei Dankvert, confirmou o plano de proibir a importação de carne e produtos de carne dos Estados Unidos em fevereiro, em meio a uma disputa sobre o aditivo ractopamina, informou a agência de notícias russa Interfax nesta quarta, dia 30.

Conforme Dankvert, a proibição da entrada de carne refrigerada dos EUA na Rússia deverá valer a partir de 4 de fevereiro. Para carne congelada, o prazo é 11 de fevereiro.

O governo russo pressionou os EUA a garantir que as exportações de carnes suína e bovina estavam livres de traços de ractopamina, mas o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA) se opôs à exigência comercial e afirmou que ela rompe os compromissos assumidos pela Rússia como membro da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Rússia é um dos 10 maiores importadores de carne norte-americana. Os embarques de carne bovina dos EUA para a Rússia totalizaram US$ 254,5 milhões nos primeiros 11 meses de 2012, 21% acima de igual período do ano anterior, de acordo com a Federação de Exportadores de Carne dos EUA. Já as vendas externas de carne suína norte-americana para os russos entre janeiro e novembro do ano passado geraram receita de US$ 267,8 milhões.

Sair da versão mobile