De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério, a Rússia não aponta problemas sanitários para a restrição, mas diz apenas que os frigoríficos não estão completamente adequados às exigências impostas por aquele país para importação de carne bovina, sem especificar quais são elas.
Ainda segundo a assessoria do Ministério, o comunicado do governo russo informa que, das 29 unidades visitadas durante a última missão ao país, oito tiveram as compras suspensas.
As unidades da JBS que integram a lista estão localizadas em Andradina (SP), Maringá (PR) e Pedra Preta (MT). Já as unidades da Marfrig estão em Capão do Leão (RS), Paranatinga (MT) e Promissão (SP). Também foram interrompidas as importações dos frigoríficos Rodopa, em Santa Fé do Sul (SP), e do Riosulense, em Rio do Sul (SC).
O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Bovina (Abiec), Otávio Cançado, reclamou da falta de clareza da Rússia na interrupção das compras de alguns frigoríficos brasileiros.
? Essa falta de transparência nos remete imediatamente a uma medida protecionista sem embasamento sanitário técnico ? avaliou.
Confira a entrevista de Otávio Cançado no Rural Notícias: