Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Saiba como evitar a pisadura em equinos

Manejo e asseio das peças que serão usadas no animal são aspectos fundamentaisJá aconteceu de você usar uma roupa ou um calçado que ficasse incomodando, machucando em algum lugar? É mais ou menos isso que acontece quando um cavalo precisa colocar a cela ou o arreio e está com pisadura. O telespectador Tiago de Itarantim, da Bahia, escreveu para o quadro Conversa de Curral do Jornal da Pecuária para saber o que fazer para evitar esse problema com os seus animais. Segundo o treinador de cavalos Rafael Potenza, do Equi Sport Center, de Uberaba (MG), é preciso, principalmente

• Leia mais notícias sobre equinos

Jornal da Pecuária: O que causa pisadura no lombo do animal?

Rafael Potenza: Normalmente, ela é causada por uma areia, alguma sujeira que tem na manta ou no próprio lombo do animal. Às vezes, uma sela de má qualidade, um arreio de má qualidade também pode ocasionar a pisadura.

Jornal da Pecuária: É uma ferida?

Potenza: É uma ferida que acontece conforme o esfregaço da areia no corpo, da manta em cima do lombo, sai o pelo daquele local e surge uma assadura, como acontece na pele do ser humano também.

Jornal da Pecuária: Quais são os principais cuidados?

Potenza: O principal cuidado é escovar o animal antes de montar. É importante também ter uma manta limpa e uma sela que esteja em ordem, sem estar com a armação quebrada, sem estar com problema no suador, sem ter nada que possa machucar o lombo.

Jornal da Pecuária: Selas geralmente são específicas para tipos de raça, mas o arreio é mais comum. Como compensar isso em diferentes tipos de animais?

Potenza: Tem que tomar cuidado com a manta, quanto mais qualidade tiver a manta, mais se evita algum problema, porque a sela já acomoda melhor no lombo do animal e o arreio tem uma acomodação mais complicada, então, tendo uma manta de qualidade maior, consegue-se uma melhor acomodação no lombo do cavalo, evitando uma lesão de pisadura.

Jornal da Pecuária: Quando se percebe que começou a ficar vermelho, a perder o pelo, tem que parar de colocar o arreio?

Potenza: O ideal é parar e passar alguma pomada. Usamos um óleo de uma árvore comum na região de Uberaba, chamado óleo de copaíba, que se encontra em farmácia humana. Tem que manter a região mais hidratada e evitar colocar o arreio ou qualquer coisa que volte a ferir esse local, até que volte a crescer o pelo no lugar.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile