Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Saiba quais cuidados os bezerros precisam logo após o parto para evitar doenças

Jornal da Pecuária acompanhou o parto de um bezerro em Minas GeraisLogo após o nascimento, o bezerro precisa de cuidados especiais para evitar problemas na saúde do animal. O funcionário da fazenda Guima, de Uberaba, em Minas Gerais, José Natalício Pereira da Silva, conta que uma das vacas leiteiras não conseguia dar à luz ao bezerro. Segundo ele, o bezerro estava enroscado, como se diz no campo. Silva explica que apenas as patas e a cabeça estavam para fora. Se a ajuda demorasse, ele poderia morrer.

O funcionário conta que precisou de cordas para puxar o animal. Silva diz que sentiu medo de machucar o bezerro e, que, apesar do susto, tudo ocorreu bem. A fêmea, de aproximadamente 48 quilos, nasceu bem e saudável.

Os primeiros cuidados são feitos pela mãe. O ato de lamber a cria estimula as atividades respiratórias e cardíacas, além de promover uma boa limpeza no filhote. A primeira vacina que o animal toma é a mais importante da vida dele: é o colostro de que ele vai se alimentar na mãe.

Enquanto o animal faz o reconhecimento do corpo da mãe, o médico veterinário, Leonardo Troncoso, mostra como deve ser feita a cura do umbigo do recém-nascido. Troncoso explica que o correto é usar uma tintura de iodo 10%, com álcool na formulação. Todo o umbigo deve ser molhado e o contato com o produto precisa ser mantido por um minuto. Esse procedimento deve ser repetido todos os dias, até que o cordão umbilical caia, o que deve acontecer até o quarto dia após o nascimento.

Assista à reportagem especial do Jornal da Pecuária:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile