Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sanidade dos rebanhos ganha destaque no Acampamento Farroupilha (RS)

Veterinários aproveitam o tradicional evento gaúcho para conscientizar produtores sobre as principais doenças que atingem os animais do EstadoO Acampamento Farroupilha, no Rio Grande do Sul, reúne, todos os anos, milhares de pessoas para uma celebração aos valores e costumes do Estado. O evento dura duas semanas e termina no dia 20 setembro. Para aproveitar que o local também concentra criadores de diferentes raças, o Departamento de Defesa Sanitária leva aos tradicionalistas informações sobre os principais cuidados relativos às doenças que atingem os rebanhos.

As churrasqueiras ao ar livre, o galpão crioulo e os trajes típicos são alguns dos aspectos que marcam a tradição gaúcha e chamam a atenção de quem frequenta. O evento é uma das mais importantes manifestações culturais do Estado e acontece desde a década de 80 no Parque Harmonia, em Porto Alegre. O acampamento é uma lembrança da Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos – a mais longa revolta do país, que durou 10 anos e resultou na reintegração da República Riograndense ao Império do Brasil, em 1845. 

– Representa um tempo de muita luta, muita batalha. É motivo de muito orgulho para nós, gaúchos – destaca Paulo Souza, integrante do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

O Acampamento Farroupilha concentra centenas de criadores, que, este ano, se dividem em 380 piquetes, as casas construídas para o evento. A população animal reúne 800 equinos e 300 bovinos. Por isso, é realizado um trabalho de conscientização para prevenção de doenças que atacam os rebanhos.

– O foco é a prevenção das três principais doenças que atingem os animais do Estado. A anemia infecciosa equina, que já registrou 30 casos este ano, a raiva herbívora que, no primeiro semestre, já tem 140 focos, além da febre aftosa, que está erradicada desde 2001 – explica a veterinária da Secretaria de Agricultura do Rio grande do Sul Rosane Collares.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile