Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Santa Catarina dobra produção de leite em oito anos

Estado investe em genética e tecnologiaQuarenta e cinco anos atrás, o agricultor Luciano Sarvacinski saía diariamente a cavalo para entregar 30 litros de leite de porta em porta em Chapecó, no oeste de Santa Catarina. Ele possuía sete ou oito vacas, que produziam de três a quatro litros de leite por dia cada. O leite era apenas uma atividade complementar à produção de suínos, aves e grãos. Hoje, para transportar o leite produzido na propriedade, é necessário um caminhão.

Com o tempo, Sarvacinski largou a produção de suínos, fechou os aviários e investiu no melhoramento genético de seu rebanho de vacas holandesas. Os 60 hectares de lavoura foram destinados à pastagem e à produção de milho para o rebanho leiteiro. São 60 vacas que produzem 1,4 mil a 1,5 mil litros por dia, média de 25 litros por dia para cada animal.

? Hoje, com uma vaca produzo os 30 litros que tirava com sete ou oito ? diz Sarvacinski.

Tudo graças ao melhoramento genético e à inseminação artificial, em que o melhor sêmen é identificado com a ajuda de softwares de uma empresa americana.

A evolução de Sarvacinski, que, em 2005 e 2007, foi o melhor criador da raça holandesa no Estado, é um exemplo de como Santa Catarina evoluiu na produção de leite.

Nos últimos oito anos a produção dobrou, subindo de um milhão de litros em 2000, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2,18 bilhões de litros em 2008, segundo estimativa do Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Epagri. Entre 2000 e 2007, Santa Catarina foi o Estado que mais cresceu entre os oito maiores produtores de leite, conforme o IBGE.

Estado se tornou o quinto maior produtor do país

Enquanto a produção brasileira aumentou em 32%, em Santa Catarina o crescimento foi de 86%. Rondônia ficou em segundo lugar com 68%. Em 2007, SC se tornou o quinto maior produtor do país, com 1,87 milhão de litros contra 1,62 milhão de São Paulo. É um feito considerável para um Estado que tem apenas 1,12% do território nacional.

Sair da versão mobile