? A oficina tem como principal objetivo desmistificar o consumo da carne suína. Através dessa atividade, o público que visitar a Expointer terá a oportunidade de ver como a carne pode ser preparada de forma rápida e simples, e também provar o resultado de cada prato ? explica a representante da Gerência Setorial do Agronegócio do Sebrae/RS, Miriam de Lourdes Menezes da Silva.
A chefe de cozinha Fernanda Moreira é a responsável pelos pratos que serão feitos nas oficinas. Segundo ela, o cardápio foi elaborado contemplando principalmente os cortes não convencionais. A intenção é apresentar receitas que podem ser usadas tanto no dia a dia quanto em ocasiões especiais.
? A carne suína é saborosa, fácil de preparar e oferece grande diversidade de uso, competindo com igualdade com a carne bovina. Serve como alternativa em substituição a outros tipos de carne em pratos tradicionais ? destaca Fernanda.
O consultor em cortes de carnes bovino, ovino, suíno e aves do Sebrae/RS, Marcelo Conceição, vai dividir a cozinha com Fernanda Moreira para ensinar os cortes certos, evitando desperdício e valorizando os pedaços. A carne que a chefe usará para fazer os
pratos será devidamente preparada por ele, que trabalha com carne suína desde 1987.
? Espero despertar o interesse pelo consumo e quebrar alguns tabus na carne suína. É macia e hoje os padrões de produção e abates são totalmente confiáveis na parte sanitária ? completa Marcelo.