Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Seca provoca morte de animais em uma das principais bacias leiteiras da Bahia

De acordo com produtores, em Senhor do Bonfim, nem mesmo caminhões pipa são capazes de amenizar o problemaPelo menos 180 municípios decretaram situação de emergência em função da seca na Bahia. A estiagem, que em alguns lugares já se estende há mais de um ano, castiga produtores rurais, com a morte de plantações, pasto e animais. Na região norte, onde fica o município de Senhor do Bonfim, considerado uma das principais bacias leiteiras do Estado, nem mesmo caminhões pipa resolvem. Por meio de cerca de 40 veículos por dia, são abastecidas cidades em um raio de 150 quilômetros.

De acordo com os agricultores, os prejuízos da estiagem são incalculáveis. O secretário de Agricultura de Senhor do Bonfim, Raimundo Freitas, afirma ter perdido a safra do ano passado, a deste ano e a do próximo.

A água dos caminhões é direcionada para cisternas e destinada ao consumo humano. Sem outra fonte, muitos animais acabam morrendo de sede. O produtor Nelson Pereira Brito diz ter perdido dois bovinos nos últimos dias. Segundo ele, o gado cai e não é capaz de levantar, até que não resiste e morre. A solução encontrada para alimentar os animais foi derrubar palmeiras nativas. Brito aponta, no entanto, que a medida já não apresenta eficácia, devido ao estágio avançado da seca.

Freitas revela que a produção de leite na região, que era de 50 mil litros diários, reduziu pela metade e pode cair ainda mais, caso não chova. Acrescenta ainda que os produtores estão descapitalizados.

Sair da versão mobile