A primeira GTA eletrônica (e-GTA) foi emitida pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O documento está disponível no site da Defesa Agropecuária.
– Mesmo para aquele que não tem computador, tem a lan house ou alguém na família. Eu diria que 95% das GTAs do Estado serão eletrônicas. Vai ser o poupa tempo do agricultor – afirmou Alckmin.
A secretária de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Mônika Bergamaschi, explica que, na primeira vez, o produtor comparecerá a uma unidade da Defesa Agropecuária para fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações, fazer o cadastro da GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais.
No Estado, são lançadas 1,4 milhão de GTAs por ano. O novo programa irá priorizar o transporte de bovinos e bubalinos.
– O produtor deve estar com toda vacinação do rebanho em dia, lembrando que as campanhas de aftosa são sempre em maio e novembro, e todos os controles sanitários bem lançados no site. A partir disso, ele poderá receber o cadastro e, depois, fazer a emissão das guias – disse a secretária.
Segundo o governo de São Paulo, a implantação da e-GTA trará uma série de benefícios, como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, mais eficiência na gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos e melhor controle sanitário do rebanho paulista.
Por enquanto, a e-GTA não estará disponível para movimentação de bovídeos para reprodução, leilões que não sejam de rebanho geral e para fora do Estado. O motivo é que, para esses casos, há necessidade de validação pelo órgão oficial dos exames de brucelose e tuberculose, que inicialmente não estarão disponíveis no sistema.