Sede da Agroleite 2014, Castro é destaque pela alta produtividade

Município paranaense deve alcançar 200 milhões de litros produzidos em 2014, cerca de 10% a mais que em 2013O município de Castro (PR) tem pouco mais que 70 mil habitantes, mas, apesar de ser uma cidade pequena, a região é conhecida por grandes produções de leite. Ela recebeu a edição 2014 da Agroleite, um dos maiores eventos do setor leiteiro. A escolha de Castro como sede  do evento não foi à toa. 

• Conheça as campeãs do Torneio Leiteiro do Agroleite 2014
 
De acordo com a Secretaria de Agricultura do Paraná, o Estado é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com mais de 4,5 bilhões de litros por ano.  Castro e os municípios da região formam a chamada bacia leiteira e respondem por 600 milhões de litros anualmente. Essa quantidade é um exemplo para outras regiões.

Há um fator que justifica bem a eficiência dos produtores de leite de Castro: a organização. Os holandeses chegaram ao município com uma cooperativa já formada. Eles trouxeram os primeiros animais e hoje investem juntos no que tem de melhor no mercado. A tecnologia na ordenha, na nutrição, no manejo de animais, tudo é de última tecnologia. E não é exclusividade dos pequenos produtores.

• Começa o Agroleite 2014 no Paraná

O segredo desses produtores é que as vacas são criadas em dois sistemas: confinado e semi confinado, o que permite que alguns animais passem parte do dia no pasto. Na ração do confinamento, silagem de milho e azevém. A nutrição e a genética são fundamentais para a eficiência na produção, afirma o criador Douwe Borg.

O gerente de negócios da cooperativa Castrolanda, Henrique Junqueira, não é descendente de holandeses, mas conhece de perto a história e os produtores da cidade. Ele diz que os pequenos e médios produtores conseguem de 100 a 500 litros de leite por dia. Os grandes retiram até 27 mil. Não são muitos os produtores cooperados. Apenas 300. Mas o destaque é o volume da produção. Juntos, eles devem fechar 2014 com 200 milhões de litros. 10% a mais do que em 2013.

Veja a reportagem completa:

Clique aqui para ver o vídeo